Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Active_item->home is 0
Início do conteúdo da página

APRESENTAÇÃO

Published: Quarta, 13 de Março de 2019, 15h25 | Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2019, 17h00 | Hits: 3526

 

 

A Criação do Centro de Memória Digital do Instituto de Geociências é um Projeto de Extensão aprovado pela congregação do instituto, por meio da Portaria n.º 27/2010-IG de 30/06/2010. Antes de sua criação, algumas ações foram realizadas como forma de avaliar os resultados esperados para concretização deste projeto, como por exemplo, a realização da primeira exposição temática denominada Memória do IG: um convite ao passado. A exposição abriu uma perspectiva histórica do instituto, ao traçar a linha do tempo desde o início até os dias atuais. O evento foi resultado da pesquisa em documentos textuais, livros, folhetos, periódicos, imagens, vídeos, objetos e equipamentos geológicos coletados e doados por professores das faculdades, ex-diretores e familiares dos servidores falecidos.

Outra ação com resultados satisfatórios foi o 1º Mutirão do Centro de Memória: Resgatando a Memória Viva do IG para Futuras Gerações. A ação buscou uma aproximação com outros institutos, faculdades e com a sociedade, ao abrir espaço para a participação voluntária de discentes da Faculdade de Biblioteconomia, integrando-os nas atividades de extensão como forma de contribuir com as práticas acadêmicas, além de colocar o IG e a UFPA em sintonia com a ação integral para a preservação do patrimônio documental arquivístico brasileiro, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Os voluntários resgataram documentos predominantemente em suporte de papel (manuscritos, datilografados, slides, plantas e desenhos).

O acervo do Centro de Memória do instituto é constituído de documentos textuais, sendo espécies documentais de valor histórico, que estão acondicionados em Atas de reunião do instituto e das faculdades, portarias, contratos de convênios, relatórios técnicos acondicionados em 2.500 caixas-arquivos. O acervo reúne também uma coleção de fotografias que mostra a trajetória do instituto e os fatos marcantes, desde sua criação até os dias atuais. Entre os documentos textuais mais antigos podemos citar as atas de constituição do instituto (1963-1980), as portarias de criação do instituto, as primeiras atas de reunião (1963-1965), as primeiras turmas de geólogos da UFPA (1967), os primeiros relatórios técnicos (1965) e as primeiras produções científicas (1972-1979).

registrado em:
Fim do conteúdo da página